O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é o transtorno mental mais comumente diagnosticado em crianças. Trata-se de uma doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade, afetando crianças e adolescentes, podendo chegar até a idade adulta. 

Ainda, os afetados podem ser hiperativos e incapazes de controlar seus impulsos ou ter problema em prestar atenção. Esses comportamentos interferem na vida escolar e familiar. Adultos podem ter dificuldade em gerenciar o tempo, se organizar, estabelecer metas, manter um emprego e, até mesmo, com relacionamentos, autoestima e dependência.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre os sintomas e formas de tratamento dessa condição!

Sintomas do TDAH

Os sintomas podem aparecer logo, entre as idades de 3 e 6 anos, e continuar até a adolescência, bem como a idade adulta. Agora, alguns sintomas que merecem atenção.

Desatenção

Hiperatividade ou impulsividade

Tratamento indicado

Embora não haja cura para o TDAH, os tratamentos atualmente disponíveis podem ajudar a reduzir os sintomas e melhorar a vida da pessoa. Os procedimentos incluem medicação, psicoterapia, educação, treinamento ou, ainda, uma combinação de tratamentos. 

A psicoterapia comportamental como tratamento de TDAH pode ajudar os pacientes e suas famílias a lidar melhor com os problemas do cotidiano. Para tanto, envolve assistência prática, como ajuda para organizar tarefas ou completar atividades escolares, além de trabalhar em eventos emocionalmente difíceis. 

Por fim, a terapia comportamental para TDAH também ensina uma pessoa a monitorar seu próprio comportamento e controlar as emoções ou pensar antes de agir.

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre Psicologia.